top of page
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA_ABERTO-02.png

De 2018 a 2019, desenvolvimento do grupo Bens Protegidos para GeoSampa (mapa digital da cidade de São Paulo). A camada indica bens tombados, bens registrados, acervos, selos de valor cultural, monumentos e áreas envoltórias com incidência de preservação do DPH e demais órgãos de preservação.

geosampa.JPG

O processo de mapeamento do Patrimônio Cultural de São Paulo até então era realizado em arquivos digitais segregados ou por meio físico/analógico (em mapas históricos com intervenção gráfica dos técnicos do DPH / Departamento do Patrimônio Histórico). 

Com auxílio do software de georreferenciamento (Q-gis) foi possível reunir essas informações e ter um panorama do Patrimônio Cultural da cidade, além de divulgar esse levantamento à população (transparência e acesso à informação).
As etapas desse desenvolvimento foram descritas em maiores detalhes no artigo "O patrimônio cultural e a democratização da informação no município de São Paulo",  publicado na Revista do Arquivo Municipal nº 207.

SUBPREFEITURAS_HORIZONTAL_FUNDO_CLARO_ed

Entre 2020 e 2022 participação nas seguintes equipes da Secretaria Municipal das Subprefeituras: CONVIAS (Departamento do Controle e Cadastro de Infraestrutura Urbana), ATOS (Assessoria Técnica de Obras e Serviços) e DZU (Departamento de Zeladoria Urbana). Preparação para licitações, gestão de contratos, medições.

Cabe à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), especialmente ao Departamento de Zeladoria Urbana, a contratação e monitoramento de obras e serviços necessários para a "manutenção" da cidade, garantindo seu bom funcionamento. Entre os serviços podemos destacar a Operação TapaBuraco, reformas de galerias, serviços de jardinagem, conservação de logradouros, bombeamento emergencial de áreas alagadas e até ventilação de túneis.

Cabe à equipe de técnicos estruturar licitações, gerenciar e fiscalizar esses contratos. Também integram a SMSUB departamentos responsáveis por obras emergencias, recapeamento de vias, autorização de obras de infraestrutura urbana (água, esgoto, luz, telecomunicações), reformas em praças e calçadas.

image.png
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA_ABERTO-02.png

De volta à Cultura no fim de 2022, agora na coordenação Núcleo de Arquitetura e Manutenção do Arquivo Histórico Municipal. Atuando com projetos de intervenção e gestão de facilities, com foco em contratos contínuos de infraestrutura (manutenção, vigilância, limpeza). Gestão de facilities (FM), cumprimento de acordos de serviço (SLA), implementação de indicadores (KPI).

© 2025 por CECÍLIA KAPPLER.

bottom of page